segunda-feira, 25 de junho de 2012

CIENTISTAS E AUTORIDADES CRITICAM POSTURA DA RIO+20 DE IGNORAR MUDANÇAS CLIMÁTICAS.




A Força Tarefa sobre a Mudança Climática (Climate Change Task Force  - CCTF), entidade criada por Mikhail Gorbachev que reúne cientistas e políticos, divulgou uma declaração no começo desta semana afirmando que a decisão de colocar de lado as negociações climáticas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) põe em risco todo o  resultado do encontro.


“Estou muito preocupado porque o documento final da Rio+20 não dá a atenção apropriada às mudanças climáticas. Parece que estão mesmo ignorando o tema, e isto é muito ruim, uma vez que sem as ações de mitigação e adaptação climática, todas as outras medidas serão sem sentido”, disse Gorbachev.

No dia 11 de junho, a CCTF divulgou um documento de 33 páginas intitulado "Um Apelo à Ação Urgente sobre a Mudança Climática", que recomenda medidas imediatas para lidar com o aquecimento global e seus impactos.

“Nós, Membros e Associados da Força Tarefa sobre a Mudança Climática, estamos apelando aos líderes em torno do mundo, e de todos os estilos de vida, para que enfrentem as suas responsabilidades históricas e ajam de maneira vigorosa, urgente e conjunta para lidar com as realidades e  as consequências potencialmente devastadoras da mudança climática. Em um espírito de solidariedade internacional, estamos chamando-os para que direcionem o apoio público para a definição e a implementação de uma visão positiva e estratégica, pelo progresso humano de forma sustentável, inclusiva e justa”, afirma o texto.

Gorbachev salienta que os chefes de Estado devem colocar o aquecimento global  de volta na agenda. “A CCTF urge os líderes mundiais para formar um comprometimento político sério para concretizar as ações climáticas que são tão necessárias”.

Fonte: Instituto CarbonoBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário